segunda-feira, 15 de agosto de 2011

8ª série 16/08



A aula de hoje segue a reflexão da nossa aula de ontem!


Procure o significado de :


OVACIONAR:




1) Quem ovacionou o velhinho?


2) Por que ele foi ovacionado?



O FILÓSOFO SARTRE ESCREVEU:

"Minha liberdade termina aonde começa a dos demais".

3) Seguindo o raciocício do filósofo, por que o menino não tinha a liberdade de mexer nas coisas dos outros?

4) Conforme este pensamento, nós somos totalmente livres? Por quê?




Fernando Pessoa escreveu:

Liberdade

Ai que prazer
Não cumprir um dever,
Ter um livro para ler
E não fazer!
Ler é maçada,
Estudar é nada.
Sol doira
Sem literatura
O rio corre, bem ou mal,
Sem edição original.
E a brisa, essa,
De tão naturalmente matinal,
Como o tempo não tem pressa...

Livros são papéis pintados com tinta.
Estudar é uma coisa em que está indistinta
A distinção entre nada e coisa nenhuma.

Quanto é melhor, quanto há bruma,
Esperar por D.Sebastião,
Quer venha ou não!

Grande é a poesia, a bondade e as danças...
Mas o melhor do mundo são as crianças,

Flores, música, o luar, e o sol, que peca
Só quando, em vez de criar, seca.

Mais que isto
É Jesus Cristo,
Que não sabia nada de finanças
Nem consta que tivesse biblioteca...


5) Para Fernando Pessoa, o que seria a liberdade?

6) De acordo com a poesia o eu lírico está farto de quê?

7) Para o poeta, se não ouvesse literatura, a natureza seria diferente? Exemplifique.

8) Na 5ª estrofe o eu lírico afirma que o sol peca. Ele peca em quê?


9) Para o poeta, melhor que não ter nada pra ler só mesmo Jesus Cristo. Por que ele faz esta afirmação?

10) Sabemos que a liberdade está restrita à normas, regras, valores de nossa sociedade  e de nossa família:

a) Você tem liberdade? Explique.

b) A que regras, valores ou normas você está restrito?



Nenhum comentário:

Postar um comentário